top of page

3.

Dúvidas
Frequentes

Psiquiatra é só pra quem precisa de medicação?

Não, o psiquiatra faz uma avaliação diagnóstica completa, orientações terapêuticas, acompanhamento clínico e, quando indicado, prescrição de medicação. Nem todo paciente precisar usar medicamento. 

Aceita convênios? 

Não, trabalho apenas com atendimento particular. 

Onde posso consultar? 

Atendo presencialmente em Porto Alegre e em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e também online para pacientes de todo país. 

Como funciona a consulta online?

 As consultas online são realizadas por plataforma médica de acordo com as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). No horário da consulta é enviado um link para acesso e através dele realizados a chamada de vídeo para atendimento. As receitas e documentos são enviados pela plataforma do CREMERS com assinatura digital, equivalentes a um documento preenchido à mão com carimbo médico. 

Posso consultar uma vez e apenas receber receitas sem passar por nova consulta? 

Não, conforme as normas do Conselho Federal de Medicina, as receitas são resultado de uma avaliação e fornecidas somente em consulta. 

 

Com que frequência vou precisar consultar?

Assim como em questões clínicas, o acompanhamento psiquiátrico é longitudinal e exige reavaliações periódicas. A frequência varia conforme a gravidade dos sintomas, a fase do tratamento e a resposta clínica. Em momentos agudos é necessário acompanhamento com maior frequência e em momentos de manutenção de tratamento é possível espaçar mais as consultas. Isso é definido pela médica individualmente.

O diagnóstico é fechado na primeira consulta?

Nem sempre. Alguns diagnósticos exigem acompanhamento ao longo do tempo para melhor compreensão dos sintomas e da evolução clínica.  

A psiquiatra conversa com a família sem o meu consentimento? 

Não. O sigilo médico é respeitado. Informações só são compartilhadas com autorização do paciente ou em situações previstas em lei. 

Emergências são atendidas no consultório?

Não. Situações de emergência devem ser encaminhadas para serviços de pronto atendimento ou emergência hospitalar. 

bottom of page